segunda-feira, 25 de março de 2013

A visita do piolho 2/2

Existem também plantas que têm acção atraente ou repelente sobre determinadas pragas, como a saponária, que repele caracóis e lesmas, o tomilho-vulgar, que plantado na horta ou jardim, repele a lagarta da couve, o cravo-túnico e as chagas, que repelem a mosca-branca. Todas elas contribuem para a limitação natural destas pragas, sem que tenhamos de recorrer a pesticidas que são nocivos para a saúde e para o meio ambiente.

A visita do piolho 1/2


A utilização do sabão de potássio diluído em água é indicado para controlo do piolho da alface bem como para lagartas e pulgões entre outros insectos.  O alho diluído em água é um excelente anti-fúngico. O enxofre pode ser polvilhado para combater o aranhiço-vermelho nas plantas atacadas, entre outras coisas.


Descobrimos também que as joaninhas são terríveis predadores do piolho da alface ou afídeo verde. Um só exemplar pode devorar centenas destes nefastos insetos. Tentamos "contratar" umas dezenas destas criaturas lindissímas, mas de momento não se encontravam disponíveis.
Ficamos a saber que plantas como a hortelã-pimenta, a calêndula, os loendros e os sabugueiros atraem as joaninhas. Ficam desde já na nossa lista de plantas a adicionar á nossa horta.
Outras plantas, como o funcho, as alfazemas, as heras e até as silvas possuem o mesmo efeito de atracção sobre outros insectos predadores.

terça-feira, 19 de março de 2013

5 Dicas de Como Escrever Poesias



"Após muito estudo, muitos poemas escritos e muita leitura, tenho a felicidade de estar publicando 5 dicas essenciais para se escrever poesia, as dicas são úteis tanto para iniciantes como para pessoas que já escrevem a algum tempo, eu mesmo aprendi muito escrevendo estas dicas, espero que gostem! Se você tiver um Blog ou Site de Poesias, peço que ajude a divulgar este post, pois o considero de grande importância para todos nós que gostamos de Poesias. Grande Abraço a Todos, Lauro Daniel.

1º Função Poética - Uma Poesia para ser poesia precisa de função poética, ou seja, metáforas, linguagem em sentido figurado, por exemplo: Se eu dizer: Minha Linda namorada... Isto não é poesia, porque não há função poética, não há metáforas, palavras em sentido figurado; Agora, caso eu diga: Minha Linda flor ..., isto sim será uma poesia, porque estou usando a palavra flor para designar uma pessoa, no sentido de "como uma flor", ou seja, sentido figurado, estou fazendo uma comparação, uma metáfora.


2º Rimas - Embora uma poesia não precise ter rimas para ser poesia, é uma das coisas que mais embelezam e tornam agradável a leitura de uma poesia, vale lembrar que as rimas devem ser usadas de forma correta e sem exageros, exceto em alguns casos. Deve-se também tomar o cuidado para que as rimas sejam sempre o mais ricas e originais possíveis.


3º Emoção - A poesia tem sua beleza em encantar quem lê, emocionar. Por este motivo outra dica é "falar com o coração" em seus versos, escrever sobre aquilo que sente com relação a determinado tema, acontecimento ou pensamento.


4º Palavras bonitas e originais - Outra coisa muito importante para uma poesia ser bela, é o uso de palavras originais, das quais não são usadas no dia a dia, porém não se deve colocar palavras rebuscadas demasiadamente, pois o leitor não entenderá nada e nem conseguirá ler direito, seu poema acabará perdendo toda a graça. Você deve procurar usar palavras que são pouco usadas, porém que são conhecidas, que o leitor poderá pronuncia-la sem se enrolar.


5º Não importa se é prosa ou verso - Muitos pensam que uma poesia é um texto escrito em versos e com rimas, mas na verdade não importa qual a opção de escrita, você deve escrever da forma que se sente mais a vontade."

Read more: http://mundo-das-poesias.blogspot.com/2009/11/5-dicas-de-como-escrever-poesias.html#ixzz2O1nAxa2M