sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Gonçalo Ribeiro Telles - Frases



"As circunstâncias tanto são pessoas, como são factos, como são atitudes... eu vivo muito da circunstância, gosto de olhar para as coisas, gosto de sentir as pessoas, gosto de verificar a vida e isso é a minha circunstância, que sem ela eu não tinha ideias..."

"...está-se sempre a falar que está uma floresta a arder, não está floresta nenhuma a arder... aquilo não é uma floresta, é um povoamento mono-especifico ou de eucalipto, ou de pinheiro bravo ou de qualquer espécie. Chamar a isto floresta, é comprometer a necessidade do que é uma floresta..."

"... fizemos campanhas do trigo que destruiriam todo o sistema agro-pastoril do montado, dissemos que o progresso estava na industrialização de determinadas matérias, que o progresso media-se na altura dos edifícios e na expansão urbana por qualquer lado... tudo isso eram erros nossos, não eram da Europa..."

"é preciso conhecer o país, conhecer como é que o pais foi criado pelas populações que nele se instalaram. Porque é que se fizeram os socalcos no Douro, porque é que a nossa agricultura de montanha é uma agricultura riquíssima..., tudo isso está fora da inquietação actual da politica, a inquietação é exclusivamente no problema financeiro..."

"sem uma recuperação do mundo rural, para não ser considerado uma situação atrasada, rotineira, pouco digna na sociedade portuguesa, essa recuperação do mundo rural na sua essência global, não pode haver uma recuperação da agricultura"

"...para mim são as grandes finanças; as gentes, a dignidade das pessoas e a sua relação com o espaço de onde vem a sua possibilidade de existirem"

Fonte:
http://sembargo.blogspot.com
http://tv3.rtp.pt/antena1

Sem comentários:

Enviar um comentário