sábado, 14 de janeiro de 2012

Tipos de Massas (Pastas)



um dos alimentos mais típicos da cozinha dos países mediterrânicos são as massas, mais conhecidas noutros paises por pastas. São muito fáceis de preparar e versáteis, já que podemos combiná-las com uma grande variedade de ingredientes. Há quem goste de fazer uma massa simples com molho de tomate, enquanto outros gostam de acompanhar com carne, peixe ou legumes. Assim, as massas são um dos alimentos mais utilizados já que admitem quase todos os temperos e fica pronta em poucos minutos.

A classificação básica, se atendermos à sua elaboração, faz distinção entre massa massas secas e frescas, mas são as diferentes formas e tamanhos de massas, que concedem a este alimento, sua grande variedade. A pasta não parou de evoluir na imaginação dos cozinheiros em todo o mundo. A criatividade é a chave que ajudou a que, hoje em dia, disfrutemos de massas cheias de inovação, originalidade e imaginação.

Massas longas e fitas 
Chama-se massa longa ao conjunto das variedades de maior tamanho. Caracteriza-se pelo seu comprimento e não pela sua largura. Dentro desta classe, encontramos o "cabelo de anjo" ou capelli d'angelo: tipica sopa de macarrão; O macarrão pode ser de diferentes espessuras: quanto mais grosso, melhor aceitaram os molhos espessos. No entanto, existem massas especiais para tornarem mais atractivas as sopas e caldos; estrelas, letras, etc.

O espaguete é o rei incontestável ​​das massas longas e são milhares as diferentes receitas que você terá a oportunidade de saborear. Cozinhar esparguete requer alguma arte já que devemos evitar que se partam e que seja cozido no mesmo grau. Um parente do espaguete é o bucatini ou perciatelli. A diferença é que esta massa tem furos, como a palha. Por outro lado, existem as línguas ou linguine, são massas longas  como o espaguete, mas achatadas. De notar também o Fusilli Lunghi, uma massa longa em forma espiral.


Quanto às massas fitas ou fettucce, as mais famosas são os tallarines ou talharim, originais de Bolonha. É uma massa larga, com cerca de 8 mm de comprimento, que combina perfeitamente com tomate e carne. Outra variedade de pappardelle são mais grossos que medem 2 cm de largura. Você não pode esquecer o fetuchinis ou fettuccine, mais adequado para molhos cremosos, e, geralmente, cerca de 5 mm de largura. Se continuar a descer a largura milímetro das tiras de massa, encontramos o tagliolini, mais adequados para comer sopas com molho.


(Continua...)

Fonte: http://gerencia.hotelera2009.over-blog.com
Tradução: Sérgio Faustino

Sem comentários:

Enviar um comentário