Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.
Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma
Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.
Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.
Fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/fp275.html
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Alberto Caeiro - Quando Vier a Primavera
Etiquetas:
Alberto Caeiro,
Fernando Pessoa,
poesia
sábado, 4 de junho de 2011
Nêti - Um dos seis principais kriyás (shat karma)
Nêti - Limpeza das narinas e do seio maxilar com àgua (jala nêti) ou com uma sonda especial (sútra nêti).
Jala neti é uma técnica de purificação das vias respiratórias superiores, que consiste em lavar as narinas com água morna e sal. Além de propiciar uma respiração melhor, é eficaz no tratamento de sinusites, alergias, dores de cabeça e até prevenção de resfriados comuns.
Hoje, milhões de pessoas sofrem de infecções respiratórias de algum tipo, que podem ser gentilmente tratadas com água morna e sal, em vez de pesados antibióticos. Jala neti é ideal para pessoas que moram em lugares com alto índice de poluição e pode ser realizado diariamente.
Equipamento:
A utilização de um pote (lota) para jala neti torna a prática muito mais fácil e confortável, pois permite que a água flua suavemente pelas narinas com a força da gravidade.
Água salinizada:
Encha o pote com água pura e morna (semelhante à temperatura corporal). A água deve ser misturada com sal puro na proporção de uma colher de chá rasa para meio litro de água. A razão para isso é muito simples: a água dessa maneira é uma solução isotônica e que não causará desconforto ao passar pelas narinas. Misture o sal e tenha certeza que ele foi completamente diluído na água. Sinta o gosto da água e ajuste se sentir que não está correto. A água deve ter sal similar ao de uma lágrima sua. Depois de algumas tentativas, é muito fácil reconhecer a mistura por seu próprio gosto.
Aonde fazer:
A purificação nasal pode ser realizada na pia, numa bacia, no chuveiro ou ao ar-livre. Basta ser um lugar propício para que se escorra água pelas narinas.
Técnica:
1. Encha o pote com a água preparada.
2. Gentilmente introduza a ponte do pote na narina em que estiver respirando melhor. Não deve haver força, mas a ponta do pote deve suavemente pressionar o canto interno da narina para não escorrer água.
3. Incline lateralmente a cabeça em direção ao ombro, enquanto simultaneamente levanta o pote, de forma que a água passe a fluir naturalmente de uma narina e sair pela outra.
4. Durante a passagem da água, respire suavemente pela boca. Deixe que a água passe por cada uma das narinas entre 10 a 20 segundos.
5. Após a passagem da água por uma das narinas, expire pelo nariz várias vezes com suavidade para retirar a água carregada de muco. Não expire com força, pois pequenas dores poderão surgir. Expire várias vezes e suavemente, até que o nariz esteja seco.
6. Repita o procedimento com a narina inversa.
Duração e quando fazer:
Jala neti é prático e pode ser feito em menos do que 5 minutos. Pode ser realizada diariamente e o ideal é que seja feita de manhã em jejum. Se necessário, pode ser realizada em outros períodos do dia, evitando-se os períodos logo após as refeições. Uma vez ao dia é suficiente, mas pode ser de praticada mais vezes para aliviar resfriados e excesso de muco.
Dicas:
1. A prática é suave e não deve haver dor. Se há algum ardor na passagem da água, isso significa que ou colocou sal a mais ou a menos. Acerte a dosagem de sal com sua prática, seguindo a orientação acima.
2. Ao expirar a água pelo nariz, faça suavemente. Se sentir dor, a expiração ocorreu com muita força.
3. Secar bem as narinas é um estágio importante do jala neti. Expire suavemente repetidas vezes para deixá-las completamente secas.
4. Após secar as narinas, podem ser aplicadas nelas óleo de amêndoas, de gergelim ou ghee (manteiga clarificada) para auxiliar na lubrificação.
Precauções:
Pessoas com sangramento crônico do nariz devem procurar um professor experiente antes de praticar.
Benefícios:
1. Excelente para o tratamento de sinusites, alergias, dores de cabeça e prevenção de resfriados comuns.
2. Maximiza a capacidade respiratória, com um maior fluxo de ar nas narinas desobstruídas. Por conseqüência, melhora a saúde como um todo.
3. Auxilia em casos de doenças pulmonares, como asma, pneumonia, bronquite, tuberculose etc.
4. Tem efeito sutil nos nervos localizados no término das fossas nasais, aliviando sintomas de tensão e depressão.
5. Auxilia no equilíbrio do sistema nervoso e induz estados meditativos, ao balancear ida e pingala.
Fontes:
- Tratado de Yôga do Mestre DeRose
Subscrever:
Mensagens (Atom)