Setembro
Setembro molhado
Figo estragado
Este é o mês das colheitas, por excelência. È tempo de grande azáfama, pois nota-se já a diminuição dos dias e o crescimento das noites. As manhãs são mais frescas que no mês anterior, porém os dias podem ainda ser quentes e secos, ideais para secar as sementes das culturas de Verão.
Os milhos de regadio estão, na sua maioria, prontos a colher, assim como os feijões para seco. Também o milho-alvo está pronto, e tem que ser colhido cedo pois é muito apreciado pela passarada. São estas as culturas que cobrem o chão das eiras, em Setembro.
Continuação da apanha de variedades de tomate (as mais serôdias), assim como beringelas, pepinos e pimentos. As alfaces plantadas mais tarde, estão agora também prontas para a recolha de sementes, colhendo-se estas à medida da secagem progressiva das flores. Também devem ser agora retiradas as sementes às melancias e aos melões tardios, sobretudo se forem bons exemplares, e não os que frutificaram nas extremidades das plantas. As sementes de melancia são particularmente interessantes ao escolher, e podem ser objecto de brincadeira com os mais pequenos, com jogos e prémios de mais uma talhada para aquele que colher o maior número de pevides. Há quem diga que as sementes de melancia não devem ser salivadas, para não perderem a sua faculdade germinativa.
As hortas voltam a receber as culturas de Outono, portanto, ao semear deve ter-se em conta os dias frios que se aproximam.
Fonte: GORGULHO - Boletim Informativo sobre Biodiversidade Agrícola
COLHER PARA SEMEAR – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais
ano 4 . nº6 . Verão de 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário