Mal vai
Se em Julho não debulho
Este é o primeiro mês do Verão, geralmente o mais estável e quente.
Em Julho efectuam-se a maioria das ceifas dos cereais de Inverno – trigos, aveias e cevadas –, tempo de limpar as eiras para os receber. Também é altura de limpar e armazenar as favas e ervilhas serôdias, que não foram colhidas no mês anterior, assim como as sementes de agrião, couve, nabo e alface cultivadas durante o Inverno. Estas estão agora prontas para ser malhadas, limpas e armazenadas.
Ter em conta, quando a colheita se destina à recolha de semente para propagação, que se deve escolher as melhores espigas, vagens ou flores, das plantas mais vigorosas de cada lote.
Aproveitar bem o calor deste mês para uma boa secagem, pois esta é essencial para que se mantenham em boas condições por largos períodos. No entanto, evitar a secagem directa ao sol das sementes; de preferência, escolher um local quente e seco.
Por outro lado, os cereais secam melhor se forem expostos directamente aos raios solares, até ao momento de soltarem um som característico dos grãos já secos, ao caírem uns sobre os outros.
Arrancar os alhos que restam do mês anterior, logo nos primeiros dias, pois, se houver alguma humidade no solo, correm o risco de grelar. Também o calor, próprio da época, é prejudicial para a sua conservação.
Fonte: GORGULHO - Boletim Informativo sobre Biodiversidade Agrícola
COLHER PARA SEMEAR – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais
ano 4 . nº6 . Verão de 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário